03 fatores que indicam que este é o momento de comprar imóvel
1) Os Imóveis Ficaram Mais Baratos
Em 2014 havia uma percepção geral de que os preços dos imóveis estavam altos. Isso ocorreu porque os valores dos imóveis cresceram muito mais do que os demais preços da economia, inclusive os salários.
A tabela a seguir ilustra esta situação. De agosto de 2010 a setembro de 2014 foram 86,2% de aumento nos preços dos imóveis à venda (Índice FIPEZAP), contra 28,2% no crescimento dos preços do restante da economia (IPCA).
Já no período seguinte, de setembro de 2014 a maio de 2016, o resultado é inverso. Enquanto que os imóveis à venda ficaram estagnados em 3,2%, os demais preços variaram 22,0%, quase 7 vezes mais.
Isso significa que, enquanto quase tudo está subindo, inclusive os salários, os imóveis estão com seus preços congelados há quase 2 anos.
2) O Mercado Imobiliário Deve Iniciar Sua Recuperação Nos Próximos Meses
Se há algum fator que influencia diretamente o mercado imobiliário é a taxa de juros. O aumento dos juros encarece o financiamento imobiliário, além de tornar inviável o lançamento de muitos empreendimentos.
O gráfico abaixo demonstra o nível da taxa de juros SELIC, iniciando em setembro de 2006, quando possuía o mesmo valor atual de 14,25%. A partir de então seguiu-se um movimento de queda até maio de 2013, quando chegou a 7,25%. Posteriormente, até setembro de 2015 se viu um cenário de alta, parando nos 14,25% atuais.
A expectativa é que com a desaceleração da inflação que já está ocorrendo, nos próximos meses tenha início um novo movimento de queda na SELIC, o que deve trazer um grande estímulo ao mercado imobiliário.
As expectativas do mercado de julho de 2016 (Boletim Focus) projetam 13,25% ao final de 2016, e 11,25% ao final de 2017.
Para quem não acredita que o pior já passou, o mesmo relatório registra as expectativas de crescimento do PIB de -3,4% ao final deste ano, 0,4% maior do que o ano anterior. Para 2017, já é esperado um avanço de 1,0%.
3) Há Muitas Opções Disponíveis E Para Todos Os Gostos
Devido ao momento ruim da economia, as construtoras tiveram aumento em seus estoques. Ademais, muitas pessoas também optaram por deixar o imóvel à venda para aumentar a liquidez de seu patrimônio.
Estes dois acontecimentos culminaram no aumento da disponibilidade de imóveis. Ao contrário de anos anteriores, atualmente há opções de todos os tipos, para todos os gostos. Muitos bairros que quase não possuíam mais imóveis à venda há anos, devido a sua alta atratividade comercial, hoje voltaram a ter.
Enfim, há diversas oportunidades à espera do excelente negócio. E elas só estão disponíveis ainda porque nem todos lerão esta análise. E muitos dos que lerão, não acreditarão.