Como Tirar O Registro De Imóveis
Voltar para o blog

Como Tirar O Registro De Imóveis

Comprar um imóvel é cumprir uma espécie de peregrinação. Primeiro, visitando casas e analisando propostas. Depois, é hora de cuidar da parte financeira. A última etapa, antes da entrega dos móveis e do “felizes para sempre”, é a consolidação legal da posse, através de documentos. O mais lembrado deles, que proporciona uma grande sensação de segurança ao comprador, é a escritura. Depois dela, é hora de correr atrás do Registro de Imóveis, que atesta a transferência de posse do bem.

O registro de imóveis é obtido no Cartório de Registro de Imóveis. O proprietário precisa levar a escritura, que atesta a quitação do imóvel, e documentos pessoais como RG, CPF e Certidão de Casamento.

Embora não seja complicado, tampouco gratuito, demanda bastante atenção e tempo. Além da escritura e dos documentos pessoais, é preciso levar ao cartório o comprovante de pagamento do ITBI (Imposto Sobre a Transmissão de Bens Imóveis). O valor desse imposto varia de acordo com o município. Na média, ele é de 2% o valor venal do imóvel. Valor venal, é bom lembrar, não é o praticado pelo mercado, e sim um outro, calculado pelo governo com base nos dados municipais. No caso de o imóvel ter sido financiado através do SFH (Sistema Financeiro de Habitação) o cálculo, embora também tenha como base o valor venal, será um pouco diferente. Em alguns municípios, a guia de pagamento do imposto pode ser obtida na internet.

Após a apresentação dos documentos e do pagamento do ITBI, o Cartório dá início ao trâmite de transferência da propriedade, que leva cerca de 30 dias para ser concluído. Aqui, mais um valor a ser pago: a taxa de registro de imóveis, que varia de acordo com o Estado. A alíquota é progressiva, calculada com base no valor venal do imóvel – ou seja, quanto maior o valor, maior a taxa. Para saber qual a alíquota do seu estado, consulte a tabela da Associação dos Registradores Imobiliários da região.

Se você ficou com alguma dúvida, entre em contato conosco. A equipe CASA MAIORI lhe atenderá com profissionalismo, comprometimento e seriedade. Prestamos toda a assessoria necessária para a realização de um negócio seguro e satisfatório.

Outros posts

  1. 03 fatores que indicam que este é o momento de comprar imóvel

    03 fatores que indicam que este é o momento de comprar imóvel

    1) Os Imóveis Ficaram Mais Baratos Em 2014 havia uma percepção geral de que os preços dos imóveis estavam altos. Isso ocorreu porque os valores dos imóveis cresceram muito mais do que os demais preço...

  2. 11 dicas para comprar sua casa própria com mais segurança

    11 dicas para comprar sua casa própria com mais segurança

    11 DICAS PARA COMPRAR SEU IMÓVEL COM SEGURANÇA!  A compra de um imóvel é uma das decisões financeiras que mais comprometem o orçamento e, por isso, deve ser bem avaliada. Quem vai comp...

  3. 11 Verdades sobre compra de imóvel na planta!

    11 Verdades sobre compra de imóvel na planta!

    É bem mais barato apostar em um imóvel que acaba de ser lançado. Mas quando surgir uma boa oportunidade – e ela pode estar próxima – fique atento: há segredos no bom arremate. O apartamento dos sonho...

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência.

Casa Maiori Imóveis

(54) 99908-4940