Conheça Mudanças No Minha Casa Minha Vida Previstas Para Julho
Voltar para o blog

Conheça Mudanças No Minha Casa Minha Vida Previstas Para Julho

Confira como deverá ser o novo programa Minha Casa Minha Vida previsto para julho desse ano

O Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV), foi criado pelo Governo Federal em 2009 e tinha como objetivo facilitar o acesso à casa própria. Isso através de subsídios oferecidos pelo poder público, conforme as diferenças de faixas de renda pré-estabelecidas. Uma mudança já havia sido feita pelo então presidente Temer, ainda em 2017. Mas o atual governo Bolsonaro pretende repaginar o programa. Veja adiante, quais são algumas das principais transformações pelas quais o MCMV pode passar, já para o mês de julho.

Mudança no nome e na forma de oferecimento do subsídio

Como se está ventilando, o Minha Casa Minha Vida deverá ganhar outro nome oficial. Além disso, a forma de subsidiar a aquisição dos imóveis deverá ser bastante modificada. Os subsídios viriam, portanto, em forma de doações de terrenos mais centrais nas cidades. Feitas, assim, pelo poder público federal, estadual e municipal.
Estaria previsto também uma participação das empresas incorporadoras em cada projeto de construção, para administração, inclusive, dos condomínios. Elas se valeriam de recursos do FGTS.

Área comercial dentro do empreendimento

Além de promover compras em terrenos mais centrais, evitando, desse modo, que os cidadãos tenham que ficar muito longe do seu local de trabalho, outro detalhe também é pensado.
Os empreendimentos deverão produzir conjuntos habitacionais menores e com mais infraestrutura; além da luz, água e rede de esgoto. Nessa esteira, os novos projetos teriam uma estruturação comercial dentro do empreendimento.
Assim, unidades de serviços como supermercados, padarias, drogarias etc., seriam montados para atender à população que, porventura, passasse a residir no espaço.

Previsão de lançamento

O projeto está sendo preparado pelos ministério da Economia e do Desenvolvimento Regional e pela Caixa Econômica Federal. Deverá ser lançado, portanto, justamente no período que o “Minha Casa Minha Vida” completa dez anos de existência.
Para que haja respaldo jurídico para a mudança do Programa, deve seguir um projeto de lei ao Congresso Nacional em caráter de urgência.
Sua previsão de lançamento, portanto, apesar da orientação para tudo ser feito paulatinamente, é para início já na segunda quinzena de julho desse ano.

Em suma: o que esperar?

O que se percebe é que deve vir mesmo uma alteração significativa na política nacional de habitação. E os pontos assinalados podem ser realizados e até acrescidos.
Mas é importante que as mudanças sejam para melhor, pois o Minha Casa Minha Vida, ao longo desses quase dez anos, cumpriu um papel muito importante no acesso a moradias; sobretudo às pessoas de faixa econômica mais baixa.

Tornando-se na opinião de muitos um programa muito bem-sucedido no cumprimento de sua finalidade.

FONTE: DIÁRIO PRIME
 

Outros posts

  1. 03 fatores que indicam que este é o momento de comprar imóvel

    03 fatores que indicam que este é o momento de comprar imóvel

    1) Os Imóveis Ficaram Mais Baratos Em 2014 havia uma percepção geral de que os preços dos imóveis estavam altos. Isso ocorreu porque os valores dos imóveis cresceram muito mais do que os demais preço...

  2. 11 dicas para comprar sua casa própria com mais segurança

    11 dicas para comprar sua casa própria com mais segurança

    11 DICAS PARA COMPRAR SEU IMÓVEL COM SEGURANÇA!  A compra de um imóvel é uma das decisões financeiras que mais comprometem o orçamento e, por isso, deve ser bem avaliada. Quem vai comp...

  3. 11 Verdades sobre compra de imóvel na planta!

    11 Verdades sobre compra de imóvel na planta!

    É bem mais barato apostar em um imóvel que acaba de ser lançado. Mas quando surgir uma boa oportunidade – e ela pode estar próxima – fique atento: há segredos no bom arremate. O apartamento dos sonho...

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência.

Casa Maiori Imóveis

(54) 99908-4940